(Foto/Divulgação)
Prefeitura de Uberaba anunciou mais uma edição do programa Circuito Viva o Centro. Será o 12º encontro, marcado para sábado (13). A edição de setembro integra a programação oficial da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).
A Jornada destaca ações voltadas à preservação da diversidade cultural mineira, à valorização da história local e ao potencial turístico dos municípios — caso do Circuito Viva o Centro. O ponto de partida deste encontro será a igreja São Domingos, às 9h, com trajeto passando pela praça do Grupo Brasil, a praça da Liberdade Zumbi dos Palmares, com conexão à rua Arthur Machado, encerrando em frente ao Cine Metrópole. Algumas das edificações estarão abertas para visitação durante o passeio.
O Circuito Viva o Centro é realizado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com o Arquivo Público, a Fundação Cultural de Uberaba (FCU) e o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau). De acordo com a Seplan, a iniciativa leva a uma imersão ao passado de Uberaba, revelando curiosidades e fatos marcantes sobre os imóveis antigos e as ruas históricas da cidade.
A secretária de Planejamento, Isabella Soares Nascimento, ressaltou que o projeto contribui para valorizar e aproximar a população da história da cidade, além de incentivar o turismo cultural.
“Será um circuito bastante interessante, porque aquela região da cidade contempla imóveis de grande valor histórico. Depois da praça do Grupo Brasil, vamos descer pela [praça] Presidente Vargas e teremos ali uma possibilidade de entendimento do que foi aquele espaço urbano, no tempo da questão dos escravos e da igreja do Rosário, por exemplo”, relatou.
Ainda conforme a Seplan, o projeto Viva o Centro Uberaba faz parte da iniciativa Cidade Presente, uma cooperação entre Brasil (Ministério das Cidades) e Alemanha, por meio da agência de consultoria Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
Uberaba foi um dos seis municípios selecionados, entre 170 candidatos, para participarem dessa iniciativa, voltada à requalificação da região central como um polo turístico, cultural e de habitação.