Com processo seletivo realizado no mês passado, 21 médicos foram aprovados para trabalhar em unidades básicas de saúde no período noturno. Entretanto, a ampliação do número de postos com expediente até 22h não acontecerá este ano.
Dos 21 médicos aprovados, a Secretaria Municipal de Saúde informou que dois já foram contratados para recomposição do quadro de profissionais em duas UBSs que já oferecem o atendimento noturno. Já os outros 19 clínicos gerais selecionados devem ser direcionados para unidades previstas para terem o funcionamento estendido a partir do próximo ano.
Em entrevista à Rádio JM, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, justificou que não foi possível concretizar o projeto de abertura de mais unidades básicas no período noturno por questões financeiras. “Tem que ter aumento de equipe e sabemos o quanto caiu a arrecadação do município, tanto do ICMS como do FPM, este ano”, alegou.
Por outro lado, a titular da pasta argumentou que não houve desistência quanto à ampliação do número de UBSs com atendimento noturno e reafirmou que a unidade do bairro Morumbi está entre as prioridades. “Continuamos com planejamento dela para 2024 e vamos conseguir cumprir essa meta do plano de governo”, disse, sem citar se outros postos também terão o horário estendido no ano que vem.
O funcionamento noturno das unidades básicas foi um projeto lançado na gestão do ex-prefeito Paulo Piau (MDB), com abertura de seis postinhos até 22 horas. Na campanha eleitoral em 2020, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) prometeu aumentar o número de postos de saúde com atendimento à noite, mas até o momento não houve avanço e o município segue apenas com as UBSs com expediente ampliado no governo passado.