Pronto-socorro infantil no Hospital Regional reforça atendimento pediátrico em Uberaba (Foto/JC Duran)
Pronto-socorro infantil entra em operação nesta segunda-feira (19) no Hospital Regional. A cerimônia de inauguração será realizada às 10h, com a presença da prefeita Elisa Araújo (SDD), mas a equipe já estará preparada para o início dos atendimentos a partir das 7h da manhã, no local. O serviço atenderá pacientes de Uberaba e de municípios da microrregião.
Segundo as informações da Prefeitura, as adequações necessárias na estrutura já foram feitas e as recepções foram ajustadas para acolhimento das crianças e dos pais ou responsáveis que buscarem atendimento no Hospital Regional. A equipe do pronto-socorro pediátrico já foi contratada e conta com, aproximadamente, 115 colaboradores, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais.
Após a inauguração, o serviço estará funcionando em regime de plantão 24 horas. De acordo com o plano de trabalho aprovado, o serviço de pronto atendimento será ofertado em modelo de porta aberta, com atendimento direto à população. Os pacientes infantis passarão por triagem e, logo após, por consulta médica. Em caso de necessidade, a criança poderá ser acomodada em observação pediátrica.
Ao todo, o novo serviço disponibilizará 37 leitos pediátricos no Hospital Regional, sendo 12 de observação para os casos recebidos no pronto atendimento e 25 para a assistência a pacientes que necessitem de internação.
Com a abertura do pronto-socorro infantil no HR, Uberaba passará a contar com dois pontos para o atendimento pediátrico de urgência e emergência. O Hospital da Criança continuará em funcionamento normalmente.
A proposta do governo municipal é descentralizar o serviço, na tentativa de desafogar o Hospital da Criança, alvo de diversas reclamações por superlotação e demora no atendimento nos últimos meses. Dentro dessa proposta, a UPA do Mirante também deverá voltar a oferecer o pronto-socorro infantil quando for reativada depois a reforma e até o fim deste ano se tornará um terceiro ponto de assistência pediátrica de urgência em operação.