O protocolo visando à instalação do gasoduto de São Carlos a Uberaba e da planta de amônia e ureia da Petrobras no município deverá ser assinado no dia 21 deste mês. A pré-agenda foi repassada ontem ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis Pereira, que de imediato solicitou ao secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues (PSDB) – que cumpre compromissos na cidade – ,para que a assinatura seja feita aqui.
A consolidação do compromisso voltado às obras vem sendo pré-agendado e desmarcado desde novembro do ano passado. Agora, a expectativa é de a assinatura deste protocolo seja de fato efetivada, já que o gasoduto – a ser construído pelo Governo do Estado, através da Cemig – e a planta de amônia e ureia são empreendimentos interdependentes.
Ainda ontem Narcio Rodrigues garantiu à imprensa que o governador Antonio Anastasia não fugirá ao compromisso de instalação do duto, cuja chegada a Uberaba, na opinião do secretário de Estado, será quase tão importante quanto foi a vinda do zebu no século passado. Ele defendeu, no entanto, a qualificação de mão-de-obra para atender à demanda que virá com as duas obras. O tucano é apontado como um dos interlocutores mais importantes nas negociações entre o município e o Executivo estadual visando à construção do gasoduto, assim como o ex-vice-presidente José Alencar e a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, são tidos como grandes incentivadores da chegada da planta de amônia e ureia a Uberaba.