POLÍTICA

PSB Uberaba fecha José Antônio Cardoso

Lerin renunciará ao mandato na Câmara para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

Renata Gomide
Publicado em 31/01/2011 às 10:04Atualizado em 20/12/2022 às 01:56
Compartilhar

A cúpula do PSB Uberaba reuniu-se com José Antônio Fernandes Cardoso, suplente de vereador, que pode vir a ficar com a vaga do seu correligionário Antônio dos Reis Gonçalves. Lerin renunciará ao mandato na Câmara para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Vem do próprio Lerin a declaração de que no encontro, o partido hipotecou apoio à reivindicação do correligionário.

“Estamos sendo solitários com ele e temos consciência de que a decisão é do Supremo”, aponta Lerin, dando pistas de que a legenda está segura de que a súmula publicada pela Alta Corte do país, em dezembro passado, vai embasar a posição que a Câmara de Uberaba tomará na sua substituição. O pessebista conta que ontem mesmo conversou com Francisco de Assis Barbosa, o Chiquinho da Zoonoses (PR), primeiro suplente da coligação e até então tido como certo para a vaga.

Lerin diz reconhecer o apoio do republicano à sua eleição para deputado estadual, e que é muito grato a ele, mas o Supremo mudou a regra e “não tenho culpa”. A decisão da Corte apontou que os mandatos são dos partidos o que dá um prazo de validade para as coligações formadas durante as eleições, ou seja, elas perdem o efeito como critério de substituição posterior. Irizon Arantes – que será conduzido à presidência da comissão provisória da sigla em Uberaba – revela que houve um entendimento no sentido de esperar para ver com a ALMG e a Câmara dos Deputados vão se portar diante à súmula, já que nas duas Casas os parlamentares tomam posse amanhã, 1° de fevereiro.

Aqui em Uberaba, prossegue, o Legislativo só volta ao plenário no dia 7, o que dá uma margem de fôlego para o presidente Luiz Dutra (PDT) amadurecer uma decisão. O dirigente partidário voltou a lembrar do compromisso assumido com o PR de apoiar Chiquinho para o cargo e reforçou que é preciso ter habilidade para lidar com essas situações, já que são todos parceiros e merecem respeito. Contudo, Irizon considera que será bom para o PSB a manutenção da cadeira na Câmara, especialmente, porque a contrapartida da Prefeitura, para com a legenda, foi parcial. O partido perdeu espaço na administração municipal já que o dirigente deixou a Diretoria Comercial e Financeira do Centro Operacional de Desenvolvimento e Abastecimento de Uberaba (Codau) e não há sinalização de que o substituto seja um pessebista. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por