A Executiva Estadual do PSDB elege hoje seu novo comando. O mais cotado para presidir a sigla em Minas Gerais é o deputado federal e ex-secretário de Saúde, Marcus Pestana, que encabeça uma chapa de consenso, em substituição ao atual dirigente partidário, Narcio Rodrigues. Deputado federal licenciado, ele é hoje secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e por força do estatuto da legenda, não pode permanecer no cargo de presidente.
Em nota divulgada à imprensa na sexta-feira, Rodrigues afirma que a chapa liderada por Marcus Pestana “expressa, no seu conjunto, a união e a unidade dos tucanos mineiros, inspirados na liderança do nosso governador Antonio Anastasia e do nosso líder maior, senador Aécio Neves”. O grupo de consenso é formado também pelos deputados Domingos Sávio (vice-presidente), Zé Maia( segundo vice), Carlos Mosconi (secretário geral), Paulo Abi-Ackel (tesoureiro), o deputado Eduardo Barbosa (presidente do Instituto Teotônio Vilela) e o suplente de senador, Antônio Aureliano (presidente do Conselho de Ética).
Passada esta eleição, o calendário partidário prevê a escolha dos comandos dos diretórios e comissões provisórias municipais, a partir da segunda quinzena de abril, informa o presidente do PSDB/Uberaba, Luiz Cláudio Campos. Questionado se vai disputar a reeleição, o dirigente assegura que não existe nenhuma conversa nesse sentido, mas que o objetivo é promover um pleito consensual, “importante para o fortalecimento do partido”. Ele, porém, diz que está à disposição da legenda.
Luiz Cláudio reforça que o PSDB vai continuar trabalhando na linha da unidade, a qual possibilitou êxito à sigla em 2010, com a eleição do governador Antônio Anastasia. “Essa foi uma construção da qual participei ativamente”, aponta o presidente, completando que para as eleições municipais do ano que vem, é preciso cumprir tarefas importantes, no campo majoritário e montar uma chapa forte de vereadores. Atualmente os tucanos têm apenas um representante na Câmara: João Gilberto Ripposati.
Ainda segundo Luiz Cláudio, após a eleição do diretório municipal, o PSDB vai começar a entabular as conversas visando ao pleito de 2012. Ele garante que há um desejo de ampliar o diálogo com os partidos com os quais os tucanos têm afinidade e até com outras legendas, inaugurando um novo momento.