Casa dos Conselhos (Foto/Divulgação)
Publicado no diário oficial do município, o Porta-Voz, o Decreto 4.838, com a nomeação dos membros para a compor o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) – gestão 2023/2025.
O CMDI é um órgão paritário, com função consultiva, deliberativa, controladora e fiscalizadora da política de defesa dos direitos da pessoa idosa do município de Uberaba, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), ou seu equivalente, de composição paritária entre governo e sociedade civil, de caráter permanente.
Tem por finalidade congregar e conjugar esforços dos órgãos públicos, entidades privadas e grupos organizados que tenham em seus objetivos o atendimento a pessoas idosas, estabelecendo as diretrizes e a definição da Política Municipal dos Direitos do Idoso em Uberaba, Estado de Minas Gerais.
O CMDI foi criado pela Lei Municipal 9520/2004, alterado pela Lei Municipal 9833/2005 e regulado por seu regimento interno.
Para o CMDI, foi nomeado representante de profissionais que atuam junto aos idosos, Paulo Roberto Queiroz; representante de usuários da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), Tereza Isabel Felipe; representante das instituições de Longa Permanência para Idosos – Filantrópica (instituições asilares), Thiago Fernando Borges; representante das instituições prestadoras de serviços, Vera Lucia Alvarenga; representante dos grupos de convivência, Raimunda Ivanir Feijão; e das entidades representativas dos idosos, Mozart Luiz dos Santos.
Também foram nomeados os representantes em âmbito governamental – (secretarias muncipais). Da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sathia Silva de Almeida; Secretaria Municipal de Educação, Adriana Cristina de Almeida; Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Borges Teixeira; Cohagra, Ricardo Ribeiro Carvalho; Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Cassia Regina Silva; Secretaria Municipal de Planejamento, Isabella Soares Nascimento; e Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte, Lilia Miriam Vinhal.