(Foto/Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Representantes do Partido Verde em Minas Gerais entraram com um pedido cautelar no Supremo Tribunal Federal (STF) para cobrarem que o governo mineiro exija a vacinação de crianças e adolescentes para a matrícula na rede estadual de ensino.
Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), a direção da sigla pede que o governador Romeu Zema (Novo) se “abstenha de promover ou editar quaisquer atos administrativos que obstruam, vedem ou incentivem a inobservância do Plano Nacional de Imunizações (PNI).
Além disso, o partido quer que o Estado apresente um cronograma vacinal e que as instituições de ensino estaduais e municipais possam cobrar o cartão de vacinação atualizado, independente da idade do estudante.
A ação ocorre após o governador Zema publicar um vídeo nas redes sociais, junto com o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), afirmando que não iria exigir regularidade no cartão de vacina para que os estudantes ingressem no ensino público.