O sistema que deverá estar disponível em seis meses dará condições de acompanhar o percentual de ocupação dos cargos na rede municipal de ensino
Prefeitura disponibilizará on-line a informação sobre o quadro de professores da rede municipal. A proposta é que os dados sobre o preenchimento dos cargos e eventuais faltas sejam publicados no Portal da Transparência, conforme o secretário municipal de Educação, Celso Neto.
Em entrevista à Rádio JM, o titular da pasta afirmou que a intenção é que o acompanhamento em tempo real esteja disponível para consulta no site dentro dos próximos seis meses. “Não só para nós, da gestão, mas para a população acompanhar o percentual do quadro de professores e verificar se está próximo de estar completo ou não”, disse.
Secretário de Educação, Celso Neto, rebate as queixas de falta de professores na rede municipal neste início de ano e diz que 94% dos cargos estão preenchidos (Foto/Divulgação)
De acordo com Celso, não é possível garantir que não haverá lacunas pontuais, porque podem ocorrer faltas rotineiras de profissionais por motivos diversos. Porém, a meta é estar com 100% dos cargos na rede preenchidos.
Questionado, o secretário de Educação não informou o número atual de professores em falta na rede municipal. Ele justificou que está sendo feita uma revisão dos dados devido à nova convocação do concurso, feita este mês. Celso fez o compromisso de apresentar um levantamento atualizado do déficit a partir do dia 22 de março.
Apesar das queixas de falta de professores em algumas unidades escolares no início do ano, o secretário argumentou que foi registrado o menor índice de déficit no quadro de docentes e defendeu que 94% dos cargos estavam preenchidos.
Além de atestados por motivos de saúde, Celso reafirmou que as lacunas verificadas na rede ocorreram porque houve uma quantidade de profissionais aprovados no concurso que não assumiu os postos e, também, um volume inesperado de pedidos de aposentadoria porque os servidores optaram por aproveitar as vantagens oferecidas a partir de agora no novo plano de carreira do magistério.
Reserva. Para cobrir faltas rotineiras na rede, o secretário de Educação adiantou que está prevista a colocação de professores adjuntos em cada unidade escolar. Segundo ele, os educadores serão lotados na unidade e vão compor o quadro de pessoal para acompanhar o conteúdo lecionado. Desta forma, o adjunto será direcionado automaticamente para substituir em sala de aula um profissional que faltou e assegurar o atendimento aos alunos.