FILA

Quase mil crianças aguardam abertura de vagas nas creches de Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 09/09/2023 às 02:15
Compartilhar
Secretário Celso Neto diz que déficit de vagas na Educação Infantil ocorre devido ao crescimento não planejado da cidade (Foto/Reprodução)

Secretário Celso Neto diz que déficit de vagas na Educação Infantil ocorre devido ao crescimento não planejado da cidade (Foto/Reprodução)

Aproximadamente 1.000 crianças entre zero e cinco anos estão aguardando a abertura de vagas em creches de Uberaba. A informação é do secretário municipal de Educação, Celso Neto, reforçando que um acordo judicial já foi firmado, com a perspectiva de zerar a fila de espera até 2025.

O secretário afirmou que 407 crianças já saíram da fila de espera, mas ainda restam 1.000 aguardando matrícula. Desta forma, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para a criação de 1.500 vagas até o fim de 2025.

Celso ressaltou que o déficit de vagas na Educação Infantil ocorreu devido ao crescimento não planejado da cidade, com a construção de novos conjuntos habitacionais em lugares afastados sem a criação de equipamentos públicos para atender à demanda dos novos moradores. “Quando a gente olha o mapa e os vetores de crescimento da cidade, ela não foi planejada do ponto de vista educacional. Não foram levados equipamentos de ensino suficientes nas pontas da cidade e agora temos déficit de vagas nessas áreas. Na região central, nosso déficit de vagas é praticamente nulo”, manifestou.

Para cumprir o acordo, o titular da Educação salientou que está no planejamento da atual gestão a entrada em funcionamento de cinco Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil) para atender os bairros da região periférica da cidade. 

Uma das novas unidades previstas é no Anatê, que aguardava liberação de recursos para início da construção desde 2018. Segundo Celso, os recursos já estão disponíveis para a obra e o projeto está pronto, faltando apenas o aval do governo federal para dar seguimento à contratação de empresa para executar o serviço. O término da conclusão do Cemei Rio de Janeiro, previsto para o começo de 2024, também está entre as ações planejadas para reduzir o número de crianças de zero a cinco anos aguardando vagas.

Além da abertura de novas unidades próprias para aumentar as vagas, o secretário posicionou que também podem ser ampliados os convênios com as creches conveniadas à Prefeitura para suprir a demanda na área de Educação Infantil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por