Tentativa de recensear portadores de deficiência em Uberaba não produziu resultado esperado pela Câmara Municipal. Constatação foi divulgada ontem em plenário pelo vereador Carlos Godoy (PTB), autor da proposta.
Iniciada em julho deste ano em parceria com o Codau, a pesquisa vislumbrava quantificar os portadores de necessidades especiais, para construção de políticas públicas a partir dos resultados.
A manifestação da comunidade seria de forma espontânea por meio de formulários entregues junto com as contas de água, contendo as formas de devolução. No entanto, a prática não foi consolidada pelos leituristas, confirmando o desconhecimento da população.
Considerando a possibilidade de o IBGE estar registrando tais informações no trabalho de campo, o vereador sugeriu a participação do representante na sessão plenária.
Caso a pesquisa do instituto não contemple esses detalhes, o vereador pretende insistir alterando a sistemática da atividade. Por sugestão do Rotary Club Portal do Cerrado, o recenseamento poderá focar também a população idosa de Uberaba.