Contas do primeiro ano do segundo mandato de Piau receberam parecer contrário por causa da abertura de créditos suplementares sem cobertura legal
Ex-prefeito Paulo Piau conseguiu, por meio de recurso, reverter posicionamento do TCE contrário à aprovação de suas contas de 2017 (Foto/Reprodução)
Ex-prefeito Paulo Piau (PSDB) conseguiu reverter parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado em relação à prestação de contas de 2017. Após recurso do gestor, a Corte decidiu, nesta quinta-feira (27), pela aprovação com ressalvas das contas do primeiro ano do segundo mandato de Piau. A deliberação do TCE agora será encaminhada à Câmara de Vereadores para manifestação do Legislativo.
Os detalhes do parecer ainda não foram divulgados pelo TCE. O sistema do órgão apenas informou que houve a aprovação das contas com ressalva e que determinações foram feitas ao ex-gestor, mas as orientações não foram especificadas.
No ano passado, o Tribunal de Contas do Estado manifestou-se inicialmente pela rejeição das contas referentes ao ano de 2017. Segundo as informações do órgão, a decisão preliminar se deu por causa da abertura de créditos suplementares sem cobertura legal, pois a movimentação no orçamento ocorreu sem a aprovação da Câmara Municipal. Além disso, o Tribunal também diz que houve a abertura de créditos sem recursos disponíveis de superávit financeiro do exercício anterior.
Após o ex-prefeito entrar com recurso, o processo retornou para manifestação da unidade técnica do TCE e depois foi reencaminhado ao Ministério Público de Contas para elaboração de novo parecer sobre a prestação de contas de 2017, resultando agora no parecer prévio para aprovação com ressalvas.
As contas de todo o primeiro mandato e ainda do período de 2018 a 2020 já receberam parecer favorável do TCE e, também, já estão aprovadas pela Câmara Municipal.