Antes do Natal o prefeito Anderson Adauto (PMDB) vai anunciar as mudanças no primeiro escalão do Governo Municipal. Em entrevista ao Jornal da Manhã, ontem, AA disse que tem conversado com os secretários e que algumas mudanças – que ele ainda mantém a sete chaves – se darão até mesmo em função de questões pessoais de seus subordinados. Além disso, ele destaca que a troca no secretariado visa a uma adequação para os próximos dois [e últimos] anos de seu mandato à frente da PMU.
As mudanças que serão anunciadas na próxima semana terão um efeito cascata, a se considerar que inicialmente vão atingir o primeiro escalão e, na sequência, como disse AA, os cargos de segundo escalão. Nesse caso, o prefeito não revelou quando haverá alteração no quadro do pessoal de confiança, apenas observou que é natural que haja ajustes com a troca de peças no secretariado.
Sobre a eleição de Luiz Dutra (PDT) para presidente da Câmara – que toma posse oficialmente em 1º de janeiro de 2011 –, o prefeito disse que vai trabalhar para construir uma boa relação institucional com a nova Mesa Diretora que, se espera, também reverterá em um bom relacionamento com os demais vereadores. Ele observa que esse é um processo a ser construído, mas lembra que o pedetista já esteve em seu governo (presidiu a Cohagra no primeiro mandato de AA) e, portanto, acredita que vá repetir a boa fase que teve com o ainda titular do cargo, Lourival dos Santos (PCdoB).
Fazendo um mea-culpa, AA deu razão aos legisladores quanto às críticas sobre o excesso de projetos do Executivo para serem votados nas últimas reuniões de 2010, sem, contudo, deixar de citar que todo fim de ano é assim nos legislativos de qualquer lugar. Mas o prefeito agradeceu aos vereadores pelo esforço em plenário.