GEOPARQUE

Relatório sobre o geoparque de Uberaba deve ser concluído em menos de um mês; acompanhe

Gisele Barcelos
Publicado em 24/07/2023 às 12:40Atualizado em 24/07/2023 às 21:30
Compartilhar

Em Uberaba até sexta-feira (28) para avaliar in loco o projeto do geoparque Terra de Gigantes, avaliadores da Unesco devem concluir até o dia de 15 agosto o relatório da missão técnica em andamento na cidade. O documento será encaminhado para análise interna da organização e só depois o conteúdo será disponibilizado para divulgação.

Vindo de Portugal, o avaliador Artur Agostinho de Abreu Sá adiantou que o dossiê enviado para pleitear a chancela do geoparque Uberaba foi bem elaborado e agora o objetivo é confrontar as informações do documento com a realidade observada na cidade.

Conforme o avaliador, após a visita a Uberaba, o prazo para a entrega à Unesco do relatório da missão é 15 de agosto. A expectativa é finalizar o parecer antes da data, mas a decisão final sobre a chancela não é dos integrantes da delegação. "Não temos responsabilidade do que é decisão final. O nosso relatório é o que serve de suporte técnico para a deliberação do órgão", posicionou.

O relatório dos avaliadores primeiro será submetido à análise do conselho da Unesco e depois pela diretoria executiva da entidade. O conselho da Unesco tem reunião marcada no início de setembro em Marrakech, no Marrocos, para deliberar sobre as candidaturas a geoparque. 

Se o projeto local for aprovado no conselho e depois endossado pela diretoria, seguirá para a formalização em assembleia na conferência anual da Unesco.

Questionado, o avaliador salientou que adequações podem ser solicitadas para melhoria no projeto. "Pretendemos sempre encontrar os territórios no melhor estado possível de desenvolvimento, mas sabemos que não são territórios perfeitos. Há sempre novos desafios e é preciso encontrar dinheiro para implementar tudo", finalizou.

Governo está confiante na chancela a ser emitida pelo organismo mundial

Durante abertura da missão técnica da Unesco ontem, a prefeita Elisa Araújo (SDD) declarou que a cidade está preparada para passar pela avaliação da entidade e disse estar confiante que o Geoparque Uberaba terá a chancela da entidade.

Ao discursar no evento, a chefe do Executivo manifestou que as ações em andamento não são apenas pontuais para receber a delegação da Unesco, mas sim um trabalho permanente para consolidar o destino para a atração de turistas. “Estamos trabalhando não só para recepcionar os avaliadores, mas o mundo inteiro”, disse.

Segundo Elisa, o Poder Público adotou as medidas necessárias para sacramentar o título de geoparque e a expectativa é um resultado positivo da visita esta semana.

“Estamos todos aqui esperançosos porque fizemos a nossa tarefa, o nosso dever de casa. Preparamos a nossa cidade e todos os pontos que vocês conhecerão estão no nosso dossiê. Certeza que já somos geoparque e esperamos a chancela da Unesco para que tenhamos reconhecimento mundial”, acrescentou.

Na mesma linha, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, manifestou que Uberaba está com um projeto bem estruturado e todas as informações colocadas no dossiê existem no geoparque. Com isso, ele acredita que agora apenas é uma questão burocrática a confirmação da chancela da Unesco.

Segundo o titular da pasta, reuniões têm sido feitas com as agências de turismo locais e os empresários do setor já começam a ver a potencialidade do destino. Com isso, a expectativa é que isso reforce o interesse no desenvolvimento de roteiros para trabalhar as atrações que fazem parte do geoparque. 

Em paralelo, o secretário adiantou que uma campanha para divulgação do destino está programada para o dia 31 de agosto. Uma comitiva de jornalistas e influencers deverá ser trazida pela GOL, juntamente com representantes da CVC, para apresentar as atrações existentes em Uberaba e região, promovendo também o voo que liga a cidade a São Paulo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por