Obra abandonada em 2019 deverá ser retomada com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Foto/Arquivo)
Retomada de obras no Alfredo Freire 4 está na lista de empreendimentos a serem contemplados com recursos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O conjunto habitacional estava previsto para ser inaugurado em 2016, mas a construtora desistiu do contrato e as casas não foram concluídas desde então.
O site oficial do PAC informa que Uberaba será contemplada com recursos para a retomada e conclusão de 550 unidades habitacionais. Procurado, o presidente da Cohagra (Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande), Gledston Moreli, o “Dê”, confirmou à reportagem do Jornal da Manhã que a verba federal será destinada para o término das casas do Alfredo Freire 4.
Segundo o dirigente da autarquia, ainda não está definido o montante que será repassado ao município para a retomada da obra no Alfredo Freire 4. O governo federal também não divulgou valores a serem destinados aos municípios.
No entanto, Moreli adiantou que a verba do PAC não deverá ser suficiente para concluir o conjunto habitacional e outros recursos serão necessários para finalizar a obra do Alfredo Freire 4. Ele lembra que uma empresa já foi contratada para fazer os cálculos do investimento previsto e apresentar o estudo de viabilidade para o término do empreendimento. “A partir disso, poderemos dar continuidade ao processo. Estamos todos unidos e empenhados na conclusão desse projeto”, ponderou.
O contrato para a construção das 540 moradias do programa Minha Casa Minha Vida foi assinado em 2013 entre a Caixa e a primeira construtora. A previsão legal era de que a obra no Alfredo Freire 4 fosse entregue em 2016, mas a empresa abandonou o canteiro. Em 2019, outra construtora assumiu o serviço e, também, desistiu do contrato.
Em busca de solução para o imbróglio, a Prefeitura até cogitou no ano passado custear a finalização da obra, se houver disponibilidade financeira-orçamentária e for comprovada viabilidade jurídica e segurança técnica.
Abastecimento. No site oficial do novo PAC também consta que Uberaba foi contemplada com recursos para empreendimentos de ampliação e melhoria no sistema de abastecimento de água, mas não especifica quais seriam os projetos. Até ontem, a Prefeitura ainda não havia sido informada sobre as obras inseridas pelo governo federal no programa.