Obra da Prainha (Foto/Arquivo)
Revisão do projeto técnico da represa no rio Uberaba deve estar concluída somente no fim deste ano. A informação é do presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, manifestando que ainda há condições de retomar a obra de construção da barragem antes do fim do governo.
Segundo o presidente da Codau, já foi feita a topografia da área onde será implantada a barragem e o material foi repassado para a empresa responsável pela revisão do projeto. Ele explica que nos próximos dias será finalizada a sondagem do terreno e os dados também serão encaminhados a projetistas para finalizarem a readequação.
Com todo o material em mãos, José Waldir afirmou que a empresa tem até dezembro de 2023 para entregar o projeto pronto à Codau. A partir daí, será possível dar andamento à licitação para retomar a construção da represa.
O dirigente da companhia estima que a licitação pode sair no início do próximo ano e ainda seria possível reiniciar as obras da represa antes do fim da atual gestão. “Tem condições de retomar a obra ainda no primeiro governo Elisa Araújo, mas entregar não”, disse, salientando que a estimativa é de dois anos para finalizar a construção da barragem.
A obra da represa no rio Uberaba começou em 2020 e estava prevista para ser entregue em 2021, mas está paralisada há quase três anos por problemas constatados no projeto. Devido ao impasse, a Codau até rescindiu no ano passado o contrato com a construtora Nóbrega Pimenta, que tinha vencido a licitação para executar a obra.