O PL de Jair Bolsonaro disputou as eleições para o Executivo municipal em 14 capitais, e o PT do presidente Lula em 13
Candidatos recorreram às imagens de seus padrinhos políticos, Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Lula (PT), nesta eleição (Foto/Fábio Gonçalves/Ricardo Stuckert/PR)
Ainda que o principal confronto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) esteja concentrado nas eleições municipais de São Paulo, em outras capitais brasileiras, os dois adversários conseguiram eleger seus aliados ainda neste domingo (6) de primeiro turno.
Conforme o resultado divlugado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dois candidatos à prefeitura apoiados pelo atual presidente conseguiram vencer o pleito e outros cinco disputarão o segundo turno no último domingo do mês, dia 27 de outubro. Bolsonaro elegeu seis aliados no primeiro turno, e outros 14 irão ao segundo turno.
Nestas eleições, PT e PL se enfrentaram diretamente em apenas 8 capitais brasileiras. O partido de Lula apresentou candidaturas próprias em 13 localidades, enquanto o PL de Bolsonaro registrou seus próprios candidatos em 14.
Em 10 capitais não houve confronto direto, são elas: Belém, no Pará; Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; Florianópolis, em Santa Catarina; Maceió, em Alagoas; Palmas, no Tocantins; Natal, no Rio Grande do Norte; Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Teresina, no Piauí; Rio Branco, no Acre; e Recife, em Pernambuco.
Em algumas, a exemplo de Curitiba, no Paraná, os dois partidos não lançaram candidatos próprios, mas apoiaram nomes de outras siglas. Na capital paranaense, o PT optou por Luciano Ducci, do PSB, e o PL por Eduardo Pimentel, do PSD. O candidato apoiado pelo PT terminou a disputa em terceiro lugar, e o segundo turno será disputado entre Pimentel e Cristina Graeml (PMB).
Um fato raro ocorreu em São Luís, no Maranhão, única capital brasileira onde PT e PL apoiaram o mesmo candidato: o deputado federal Duarte Jr., do PSB, que saiu derrotado das eleições. O prefeito Eduardo Braide, do PSD, se reelegeu em primeiro turno.
Os partidos políticos observam com atenção as eleições municipais como uma prévia do que os aguarda na disputa presidencial. E é nesse cenário que a corrida pela Prefeitura de São Paulo desponta como um laboratório que pode antecipar as próximas eleições.
Não é à toa que o presidente Lula participou diretamente da campanha de seu aliado na capital paulista, o psolista Guilherme Boulos, e que Ricardo Nunes, do MDB, e Pablo Marçal, do PRTB, disputaram o apoio de Bolsonaro. O ex-presidente reforçou, ainda que de maneira tímida até o momento, a aliança feita entre PL e MDB na cidade.
Veja quais aliados Lula elegeu neste primeiro turno das eleições 2024:
Candidatos apoiados pelo PT eleitos em primeiro turno:
Veja quais aliados Bolsonaro elegeu neste primeiro turno das eleições 2024:
Candidatos do PL eleitos em primeiro turno:
Candidatos apoiados pelo PL eleitos em primeiro turno:
Fonte: O Tempo