(Foto/Divulgação)
A prefeita Elisa Araújo (PDT) sancionou a Lei 14.426/2025, que cria a Campanha de Cooperação “Empresa Amiga do Biogás”. A norma tem origem em Projeto de Lei (PL), de autoria da vereadora Rochelle Gutierrez (PDT).
De acordo com a parlamentar, a proposta surgiu após conversas com dois estudantes uberabenses, a Cecília e o Yuri, conscientizando a população sobre o descarte correto de resíduos orgânicos. A proposta tem como objetivo mobilizar empresas, produtores agrícolas e demais estabelecimentos envolvidos na comercialização de produtos alimentícios para o descarte correto de resíduos orgânicos, contribuindo assim para a produção de biogás e pelo desenvolvimento sustentável.
Rochelle destacou a importância do diálogo na construção de propostas pelo meio ambiente em Uberaba. “Eu fiquei surpreendida pelo nível de debate dessa moçada, dá um quentinho no coração, uma esperança de ver jovens envolvidos com temas tão atuais como esse. Nosso mandato é assim, um mandato feito a muitas mãos”.
O biogás é um combustível de fonte renovável produzido a partir da decomposição anaeróbica (sem oxigênio) de matéria orgânica, como resíduos de alimentos, dejetos de animais e esgoto. Sua principal composição são os gases metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2).
O produto pode ser usado para gerar eletricidade, calor e energia veicular, contribuindo para a transição energética e a descarbonização, ao mesmo tempo que oferece uma solução para a destinação adequada de resíduos orgânicos.
O biogás é produzido em equipamentos chamados biodigestores, que criam um ambiente fechado e controlado para a ação de bactérias na decomposição da matéria orgânica.