O último levantamento de infestação do mosquito transmissor das arboviroses aponta que a cidade está em situação de médio risco (Foto/Reprodução)
Mais duas mortes por dengue foram confirmadas em Uberaba nesta segunda-feira. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os casos são referentes a um homem, de 74 anos, e uma mulher, de 51 anos, que estavam internados em hospital público.
Com os dois óbitos confirmados após resultado de exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias, Uberaba totaliza agora quatro mortes por complicações causadas pela dengue.
Na semana passada, a secretaria já havia informado a morte de um homem, de 92 anos, e de uma mulher, de 45 anos, devido à doença. Os dois também foram atendidos em hospitais públicos.
Ainda segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (3), 14.862 pessoas tiveram suspeita de dengue notificada desde o início deste ano. Até o momento, apenas 1.166 pacientes estão com diagnóstico positivo.
Além das mortes por dengue, a Secretaria Municipal de Saúde informou que duas mortes por febre chikungunya em Uberaba foram confirmadas após exames. Os casos são referentes a duas mulheres, de 65 e 71 anos. Ambas também estiveram internadas em hospital da rede pública.
Uberaba registrou queda no índice de infestação do Aedes aegypti, mas ainda é considerada em estado de alerta para o mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika vírus.
Realizado no mês passado, o segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 apontou queda de 6,70% para 2,36% na incidência do mosquito em Uberaba. Pelos parâmetros do Ministério da Saúde, a cidade está em situação de médio risco.