LEVANTAMENTO

Saúde de Uberaba melhora no Previne Brasil, mas ainda está distante da meta

O Previne Brasil é um programa federal que avalia, a cada quatro meses, serviços desenvolvidos pelas unidades de saúde da Atenção Básica

Gisele Barcelos
Publicado em 26/05/2023 às 22:04Atualizado em 26/05/2023 às 22:05
Compartilhar

Uberaba apresenta melhora nos indicadores do programa Previne Brasil no início deste ano, mas desempenho do município ainda está abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para todos os critérios analisados da Atenção Básica.

Gráfico compara o primeiro quadrimestre de 2022 com o deste ano, mostrando evolução nos índices (Tabela/Montagem)

O Previne Brasil é um programa federal que avalia, a cada quatro meses, serviços desenvolvidos pelas unidades de saúde da Atenção Básica, para fazer o repasse do incentivo financeiro aos municípios. O programa monitora sete indicadores de saúde, entre eles: as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Um dos maiores avanços foi observado na proporção de gestantes com a realização de exames para sífilis e HIV. Enquanto Uberaba alcançou o índice de 1% no primeiro quadrimestre de 2022, o resultado pulou para 45% no mesmo período de 2023. Mesmo assim, o percentual ainda está abaixo da meta de 60% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Outro destaque foi para o índice de gestantes com atendimento odontológico realizado. Uberaba registrou 13% de janeiro a abril de 2022. Já nos quatro meses deste ano, o percentual subiu para 42%. Apesar disso, o desempenho não alcançou a meta de 60% estabelecida pelo Ministério.

Também houve melhora significativa quanto os índices referentes à cobertura de exames citopatológicos, consultas de pré-natal, acompanhamento de hipertensas e de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes. 

O indicador de gestantes com, pelo menos, seis consultas pré-natal realizadas aumentou de 6% para 25% entre 2022 e 2023. Já a proporção de mulheres com coleta de citopatológico subiu de 1% para 12% no período observado. Entretanto, as metas previstas pelo Ministério da Saúde seriam de 45% e 40%, respectivamente.

Em relação às consultas e aferição de pressão aos pacientes hipertensos, o progresso no indicador foi de 2% para 19%. No caso do acompanhamento dos pacientes diabéticos, o crescimento foi de 6% para 14% de 2022 para 2023. Ainda assim, o percentual não alcançou a meta do Ministério da Saúde, que é um índice de 50% nos dois critérios.

Quanto ao à proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na Atenção Primária contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada, Uberaba apresentava índice de 43% no primeiro quadrimestre de 2022. O resultado avançou para 53%, de janeiro a abril deste ano. A meta federal é um percentual de 95%.

Com o crescimento nos indicadores no início deste ano, a Administração Municipal posicionou que já houve um impacto positivo nos repasses. Em Uberaba, houve um acréscimo de 45,15% nos recursos para assistência à saúde primária no primeiro quadrimestre de 2022. Agora o incremento foi de 51,62%. 

Anteriormente, a Secretaria Municipal de Saúde havia justificado que o desempenho baixo nos indicadores do programa seria por dificuldades da equipe das unidades em comunicar os dados ao governo federal. Ainda conforme a pasta, um reforço estava sendo feito para aprimorar o envio das informações e melhorar o resultado. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por