Após Ministério Público acionar a Justiça, Secretaria Municipal de Saúde manifestou que está tomando providências para reduzir o tempo de espera dos pacientes na fila eletrônica e prestará os esclarecimentos necessários à Justiça dentro do prazo legal.
Em nota, a pasta informou estar ciente dos questionamentos na ação movida pelo Ministério Público. No texto, a Secretaria de Saúde ainda posicionou que vem realizando mutirões para consultas, exames e cirurgias para diminuir o tempo de espera por atendimento.
Além disso, a pasta manifestou que abriu processos seletivos para a contratação de médicos especialistas e, também, está com projeto de implantação da telemedicina na rede municipal de saúde para suprir a demanda reprimida.
Na prestação de contas da Saúde, o relatório apontou uma queda de 13,44% nos pacientes à espera de marcação de consultas com especialistas entre o fim de 2023 e os primeiros quatro meses deste ano.
Em relação à gastroenterologia, havia 4.328 pacientes na fila de espera no último quadrimestre de 2023. O número caiu para 4.019 no período de janeiro a abril deste ano. Mesmo assim, a especialidade ainda é a terceira área com maior demanda reprimida na rede.