Secretária municipal de Saúde, Valdilene Costa, revelou que a melhor proposta de preço foi apresentada pela Ideas, mas que essa etapa representa apenas 30% da nota final (Foto/Jairo Chagas)
Com chamamento público aberto em julho para selecionar nova gestora das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, afirmou que a expectativa é finalizar o processo e ter a vencedora do certame antes do fim deste mês.
Em entrevista à Rádio JM, a titular da pasta informou que o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), de Florianópolis (SC), apresentou o menor preço entre as oito entidades na disputa do novo contrato de gestão das unidades.
No entanto, a secretária reforçou que o valor da proposta é apenas parte dos critérios avaliados para definir a vencedora. O critério de julgamento é: técnica (70%) e preço (30%). Será considerada vencedora a entidade que obtiver a maior pontuação geral. Valdilene salientou que a equipe técnica agora está fazendo a análise do plano de trabalho e da documentação de cada um dos licitantes para fechar o resultado final.
Segundo ela, a expectativa é a homologação até o dia 20 de agosto. Depois da assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço, ainda haverá o prazo para a transição dos trabalhos.
Com a perspectiva de a UPA do Mirante voltar a funcionar em dezembro após a conclusão da reforma, a secretária afirmou que a reabertura pode ser feita parcialmente com a Funepu, já que o contrato com a entidade foi estendido até janeiro de 2024, e a vencedora do processo assumindo a parte de atendimento pediátrico no local.
Das oito entidades na disputa do novo contrato para gerenciamento das duas UPAs, apenas uma tem sede na cidade. Uma das interessadas em gerenciar as unidades é a Sociedade Educacional Uberabense (SEU), mantenedora da Uniube.
Também estão na disputa pelo contrato: o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), de Florianópolis (SC); o Instituto Diva Alves do Brasil (Idab), Maceió (AL), o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), com sede em Salvador (BA); o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde), de Porto Alegre (RS); o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, de Juiz de Fora (MG); o Instituto Nacional de Ciência da Saúde (INCS), de Sorocaba (SP); e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), com sede administrativa em São Paulo (SP).
A Funepu não está entre as entidades que disputam o chamamento público para o novo contrato de gestão das UPAs. A fundação emitiu nota para comunicar a decisão, justificando que as exigências do edital e o valor contratual proposto seriam incompatíveis para a prestação do serviço.