(Foto/Ilustrativa)
Gestores das unidades de saúde, equipes de saúde da família e agentes de saúde recebem, nesta semana, capacitação sobre o Programa Previne Brasil. A ação integra o programa de educação continuada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Nos encontros serão abordadas a inserção de dados no E-SUS Atenção Básica e alinhamento dos fluxos das unidades básicas, com objetivo de fortalecer a atenção primária e melhorar o desempenho das equipes quanto aos indicadores do “Previne Brasil”.
“Esse é um programa importante do Ministério da Saúde. Com ele conseguimos traçar políticas públicas para as características e necessidades dos pacientes que são assistidos pela Estratégia da Saúde da Família. Por isso, é essencial estarmos atentos aos números e aos atendimentos para que possamos alcançar os indicadores estabelecidos pelo Governo Federal”, destacou a diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão.
Instituído pelo Governo Federal em 2019, o “Previne Brasil” tem entre os objetivos aumentar o acesso e o atendimento nas unidades de saúde do Brasil. Os recursos incentivam a adesão a programas específicos, como o Saúde na Hora (ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde), o Informatiza APS (Prontuário Eletrônico) e o Consultório na Rua (atendimentos para população em situação de rua), entre outros de grande importância ao cuidado da saúde da população brasileira.