NOVA ONDA?

Saúde se reúne para reestruturação do Comitê Técnico de Enfrentamento da Covid-19

Gisele Barcelos
Publicado em 29/08/2023 às 19:28Atualizado em 29/08/2023 às 21:38
Compartilhar

Com chegada de nova variante da Covid-19 no Brasil, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, reuniu equipe nesta terça-feira para tratar sobre a reestruturação do comitê técnico de enfrentamento à doença. O grupo foi desmobilizado no fim do ano passado, após a queda na transmissão e flexibilização das regras de distanciamento social.

Na reunião, a titular da pasta reforçou que não há confirmação de casos da nova variante da Covid- 19 em Uberaba até o momento, mas salientou que a recomposição do comitê de enfrentamento é necessária para monitorar a situação. “Estamos lidando com uma nova variante que já está identificada em vários países. No Brasil, em São Paulo apenas. Não temos casos em Uberaba, mas já nos preparamos para que a nossa população continue sendo assistida. Reforçamos a todos, que as medidas sanitárias não medicamentosas devem ser mantidas no nosso cotidiano, assim como a atualização da carteira vacinal”, explicou Valdilene.

Durante a reunia, infectologista Danielle Borges Maciel posicionou que, apesar do registro de um caso em São Paulo, não houve modificação no cenário de notificações para a doença ou aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil até o momento, não havendo necessidade de mudanças nas regras vigentes ou medidas para restringir o contato social. “A imunização continua sendo a principal forma de proteção, principalmente para casos graves, internações e óbitos. O calendário vacinal para Covid-19 deve ser atualizado com as doses de reforço recomendadas; todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais devem ter pelo menos 3 doses de vacina”, orientou. 

Segundo a médica, pessoas a partir de 60 anos, imunossuprimidos, gestantes, população indígena e profissionais de saúde devem ter doses de reforço com até um ano de intervalo da dose anterior, preferencialmente com a vacina bivalente. Ela ressaltou que as vacinas se mantêm ativas na proteção de gravidade e morte para todas as variantes circulantes atualmente, incluindo a EG.5.

Ainda segundo Danielle, a Organização Mundial da Saúde recomenda que pessoas que são grupo de risco para as formas graves da doença, além de estarem com a imunização em dia, devem também usar máscara ao sair de casa ou quando estiverem em local de aglomeração.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por