Anúncio da data de reabertura da UPA do Mirante era aguardado desde o fim do ano passado, quando a reforma das instalações foi concluída
UPA do Mirante voltará a funcionar na quarta-feira (31). O anúncio foi feito ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, junto com o comunicado de que novos pacientes não serão mais recebidos na UPA provisória a partir das 19h de segunda-feira (29). Os atendimentos ficarão concentrados temporariamente na UPA São Benedito. A medida foi tomada devido aos preparativos para reativação da unidade Mirante.
A Secretaria Municipal de Saúde comunicou que o atendimento aos casos de urgência e emergência continuará centralizado na UPA São Benedito também ao longo de todo o dia na terça-feira (30) e da meia-noite até 7h da manhã de quarta-feira (31), quando está programada a retomada do funcionamento da UPA do Mirante.
Segundo a titular da pasta, Valdilene Rocha, a concentração temporária dos atendimentos na UPA São Benedito será necessária para que haja maior segurança e tranquilidade na assistência aos pacientes.
No comunicado, a Prefeitura ainda assegurou que todas as medidas de reforço de equipe e suporte estão sendo tomadas para que a UPA São Benedito acolha a demanda de atendimento durante o período sem transtornos.
Já o diretor administrativo das UPAs, Frederico Guglielmi, posicionou que foi solicitada a interrupção no recebimento de novos casos na UPA provisória a partir de amanhã, para viabilizar a continuidade de atendimento para quem está no local enquanto a reativação da UPA do Mirante está em andamento. “Essa medida é necessária para que a assistência aos pacientes que já estejam em atendimento na própria UPA provisória possa continuar acontecendo de forma segura, garantindo que eles sejam transferidos para a UPA do Mirante ao longo do restante desse dia e que tudo esteja pronto para o recomeço das atividades na unidade no dia 31 de janeiro, a partir das 7h”, acrescentou.
O anúncio da data de reabertura da UPA do Mirante era aguardado desde o fim do ano passado, quando a reforma das instalações foi concluída e o prédio, repassado oficialmente para a nova gestora das UPAs.
Após a entrega das chaves, a nova entidade gestora realizou os testes nas redes de gases medicinais, a instalação de tanques de oxigênio, o levantamento radiométrico dos equipamentos e áreas de raios-X, calibragem dos equipamentos e a distribuição de todo o mobiliário dentro do imóvel para a retomada dos atendimentos.