Legislativo quer informações da Secretaria Municipal de Saúde sobre a confirmação da presença em Uberaba de carrapatos infectados com a bactéria causadora da febre maculosa. Aprovado na sessão de ontem, requerimento solicita que a titular da pasta, Valdilene Rocha, compareça em plenário para prestar esclarecimentos sobre as medidas tomadas para evitar a contaminação de pessoas e animais.
Autor do requerimento, o vereador Tulio Micheli (Solidariedade) informou que a intenção é confirmar a participação da secretária ainda no mês de agosto. A proposta é agendar a presença da titular da Saúde para a sessão do próximo dia 16, quarta-feira, com o objetivo de apresentar as ações em andamento depois de constatada a presença de carrapatos com febre maculosa em Uberaba.
Micheli salientou que a entrada de animais no Piscinão foi proibida por tempo indeterminado como medida preventiva, mas o espaço continua aberto ao público e, também, há risco de contaminação dos seres humanos com a doença. “Febre maculosa mata e não podemos tratar do assunto apenas administrativamente”, argumentou.
A vereadora Denise Max (Patri) ainda complementou que esteve no Piscinão recentemente e ficou preocupada ao observar o local lotado de pessoas, inclusive sentadas na grama e expostas ao risco de contato com o carrapato. “É uma irresponsabilidade não ter fechado. Se for constatado que tem carrapatos contaminados, como deixa os seres humanos lá”, disse.
A Prefeitura de Uberaba confirmou no fim de julho a presença em Uberaba de carrapatos infectados com a bactéria causadora da febre maculosa. O resultado se refere aos parasitas retirados das capivaras encontradas atropeladas na Univerdecidade, em 22 de junho deste ano.
No entanto, o Executivo alegou que os animais em que os carrapatos foram encontrados não estavam infectados. À época, o material das três capivaras foi colhido e enviado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte, onde o diagnóstico para febre maculosa nos animais foi negativo.