Secretário Celso Neto (Foto/Jairo Chagas)
O secretário de Educação de Uberaba, Celso Neto, em entrevista à Rádio JM, nesta quinta-feira (9), assegurou que ainda neste ano o plano de carreira do magistério será levado para votação na Câmara de Vereadores. Por enquanto, o projeto tramita internamente na Prefeitura para finalização do texto.
“Último compromisso que vou cumprir esse ano é retomar as atenções ao plano de magistério. O sindicato já viu, a Câmara já teve acesso e o próximo passo será fazer uma reunião aberta para todo mundo questionar, colocar pontuações, e aí enviamos o Projeto de Lei para a Câmara, ainda este ano”, garantiu o secretário.
A reunião com os profissionais da educação deve acontecer ainda em novembro, mas sem uma data marcada. Uma das mudanças previstas na revisão é a padronização de promoção para professores com mestrado e doutorado.
O secretário também voltou a garantir que a revisão do plano de carreira encerrará a celeuma em torno das horas excedentes para os professores de 1º a 5º ano. A carga horária será aumentada de 18 para 23 horas, evitando as oscilações no salário para esse grupo durante o período de recesso e férias. A alteração também assegurará o valor integral da remuneração para o cálculo de aposentadoria. “Vamos ampliar a carga horária do profissional para bater com a do aluno, com remuneração base equivalente à nova jornada, de 23 horas”, reforçou.
Mesmo se o projeto for aprovado ainda este ano pelo Legislativo, a implantação do novo plano de carreira será a partir de 2024, porque será preciso dar prazo aos educadores para manifestarem interesse na adesão. “Depois de aprovação na Câmara, a gente tem que dar aquele prazo para os profissionais do magistério manifestarem se querem aderir ao plano ou não. Cada um tem que fazer as contas específicas para conferir o que vale mais a pena. Isso é caso a caso. Então, eles precisam ter esse tempo para eles entenderem o que vai ser mais benéfico”, finalizou o secretário.