A revisão na base de cálculo para os repasses ao Hospital Regional ocorre a cada quadrimestre e está prevista para março
Prefeita Elisa Araújo se reuniu, em Belo Horizonte, com o secretário estadual de Saúde Fábio Baccheretti (Foto/Reprodução/Instagram)
Em reunião nesta terça-feira (10) em Belo Horizonte, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, sinalizou à prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) com o aumento dos repasses do Governo de Minas para o custeio do Hospital Regional em Uberaba. Por enquanto, não foi informado de quanto pode ser o incremento na verba estadual, mas a expectativa é que haja um acréscimo no valor até julho deste ano.
A revisão na base de cálculo para os repasses ao HR ocorre a cada quadrimestre e está prevista para março. A prefeita posicionou que Baccheretti demonstrou perspectiva real para melhoria no custeio do HR. “O secretário apresentou uma boa perspectiva de avançar, ainda neste primeiro semestre, com a ampliação dos repasses ao Hospital Regional. Ele reconhece a importância da unidade para a cidade e região e sinalizou com valores melhores”, disse, sem especificar de quanto pode ser o acréscimo na verba destinada pelo Estado.
Em 2022, o Estado já aumentou o repasse para a manutenção do Hospital Regional, mas o valor ainda foi baixo. O governo mineiro começou a contribuir financeiramente para a manutenção do HR em 2021 e liberou R$889.721,39 para a unidade. Já no ano passado, R$1.067.665,67 foram repassados no total para o custeio do serviço.
Outro assunto em pauta na reunião foi a implantação do Samu Regional. Segundo Elisa, o Estado deverá iniciar no mês que vem os repasses ao Citrisul (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Sul) para aquisição das ambulâncias necessárias para a expansão da operação.
À frente do Cistrisul, a prefeita manifestou que a compra dos veículos será feita pelo próprio órgão. Além da frota já existente em Uberaba, o projeto do Samu Triângulo Sul foi dimensionado com mais 19 Unidades de Suporte Básico (USB) e cinco Unidades de Suporte Avançado para atendimento adequado a uma população estimada em mais de 700 mil pessoas na região.
A prefeita ainda aproveitou a agenda com o secretário estadual de Saúde para solicitar o envio de nova remessa de vacina contra a Covid-19 para repor o estoque do Município e viabilizar a retomada da aplicação da primeira dose no público infantil, paralisada desde a semana passada por falta de imunizantes.
Baccheretti declarou que terá reunião no Ministério da Saúde nesta quarta-feira (11) para tratar sobre o assunto e trazer detalhes quanto à normalização do repasse do imunizante aos municípios.
Também nesta quarta-feira, a chefe do Executivo continuará na capital mineira, onde terá agendas com o vice-governador, Mateus Simões (Novo) e, também, com o subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Lopes Pedroso, e o assessor de Articulação Municipal, Igor Debossan.