O 14º salário dos servidores públicos municipais da educação também será liberado no dia 11, terça-feira, junto com os vencimentos de todos os trabalhadores da Prefeitura – referente à folha de dezembro e que será pago com atraso.
O anúncio do pagamento foi feito ontem pela PMU, sendo que o benefício, denominado Gratificação de Incentivo à Assiduidade e ao uso das Tecnologias da Informação (Giati), foi instituído pelo decreto 596/2010 e contempla hoje 1.173 profissionais da carreira do magistério (professores níveis I, II e educador infantil).
Segundo a subsecretária de Educação e Cultura, Mara Denise Bóscolo, o montante total a ser disponibilizado com o 14º salário é de R$929.614,97. O pagamento da gratificação referente ao exercício de 2010 será liberado mais cedo, na folha de dezembro, enquanto que em 2009 o repasse aconteceu em janeiro, lembra.
Ainda ontem, o informativo “Educa.com” trazia uma crítica ao benefício, apontado como um mecanismo que impede os trabalhadores de se ausentarem por motivo de morte na família ou doença, durante o horário de trabalho, sob o risco de perder o repasse.
O Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu) é contra a lei que instituiu o bônus e reivindica junto ao governo municipal o pagamento proporcional pelas faltas, além do fim da punição para quem se licencia por questões pessoas inadiáveis.