A integração da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) aos dados da plataforma Arbolink resultaram em 670 podas de árvores desde outubro de 2025. O mapeamento compartilhado com a Secretaria de Meio Ambiente foi iniciado em agosto do ano passado e os dados foram solicitados pelo Jornal da Manhã.
Desde a integração da pasta de serviços, conforme a Prefeitura de Uberaba, a Semam tem realizado o mapeamento e a análise técnica das espécimes arbóreas, inserindo na plataforma os laudos e as recomendações de intervenção. A partir dessas informações, a Sesurb executa as ações de poda e supressão indicadas, conforme a prioridade técnica estabelecida.
Desde o início da implantação, em outubro de 2025, foram executadas 670 podas de árvores e 43 supressões, ações orientadas a partir de análises técnicas e demandas priorizadas via sistema.
Ainda conforme o Executivo, seis servidores da Sesurb já foram capacitados para operar a Arbolink e o processo de ampliação do uso da ferramenta está em andamento, com foco na consolidação de modelo de gestão integrado. Com isso, a plataforma se posiciona como uma importante ferramenta de gestão, otimizando o planejamento das equipes, a organização das demandas e o registro das intervenções realizadas.
O auxílio da plataforma compila as solicitações da população, avalia e prioriza as ações com ordens de serviço roteirizadas por região. Isso aumenta a eficácia do trabalho, reduz custos e garante maior assertividade nas intervenções.