Em reunião ontem com equipe da Secretaria Municipal de Saúde, sindicalistas reivindicaram revisão no valor de diárias de viagem para os motoristas de ambulância e também a construção de uma guarita na sede do SAMU Uberaba.
De acordo com o presidente do SSPMU (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba), Martinho Pereira, a tabela referente à diária de viagem não é atualizada há mais de oito anos e o valor é fixo, não sendo suficiente para suprir os gastos dos motoristas com alimentação e hospedagem para o transporte de pacientes em casos de viagens de longa distância.
O sindicalista salientou que a nova proposta é que o valor da diária seja calculado por quilometragem e utilize a UFM (Unidade Fiscal Municipal) como base, sendo o pagamento mediante a devida prestação de contas.
Na reunião, o secretário adjunto da Saúde, Cecilio de Souza Araújo Filho, posicionou que atualização da tabela de diárias dos motoristas já está em análise pela Controladoria Geral do Município, que vai elaborar um parecer. Em caso positivo, será feita a publicação em seguida do decreto para regulamentar os novos critérios de cálculo.
Quanto à construção da guarita está aprovada, o adjunto declarou que mão de obra já foi contratada e a execução do serviço deve ter início em novembro.