POLÍTICA

Sindicato investiga acidente de servidor com motosserra

Acidente que vitimou um trabalhador da PMU na tarde de 2ª, quando ele realizava poda de árvores na avenida Teófilo Lamounier, Boa Vista, mobilizou o Sindicato dos Servidores

Renata Gomide
Publicado em 10/11/2010 às 23:44Atualizado em 20/12/2022 às 03:17
Compartilhar

O acidente que vitimou um trabalhador da Prefeitura na tarde de segunda-feira, quando ele realizava poda de árvores na avenida Teófilo Lamounier, bairro Boa Vista, mobilizou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, que requisitou ontem à Seção de Segurança e Medicina do Trabalho um relatório detalhado sobre a ocorrência. “Nossa diretoria e a assessoria jurídica vão analisar o relatório, conversar com o servidor acidentado e com testemunhas, para saber o que realmente aconteceu, e verificar se há necessidade de o sindicato se envolver no caso”, disse o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, ao Jornal da Manhã.

O sindicalista revela que, ao tomar conhecimento do acidente, entrou em contato com vários setores da Prefeitura de Uberaba para cobrar providências, e foi informado por representantes do governo municipal de que o trabalhador acidentado foi medicado, encontra-se em casa e será acompanhado por uma assistente social – além de a Seção de Medicina e Segurança do Trabalho ter tomado as medidas cabíveis no caso.

Reforço. Luís Carlos dos Santos não quis “precipitar um julgamento” – segundo palavras dele mesmo – sobre as informações de que o trabalhador estava sem equipamento de segurança e que o acidente teria sido motivado por isso. “Vamos analisar com critério, com ética e com respeito ao companheiro vitimado”, garantiu o sindicalista.

Entretanto, ele lembrou que, em assembleia geral realizada pelo SSPMU na sede da entidade, na noite de segunda-feira desta semana, um dos temas mais debatidos foi a necessidade de a Prefeitura de Uberaba implementar, em regime de urgência, melhorias na segurança e medicina do trabalho para seus servidores. “Na pauta de reivindicações de 2011, aprovada por unanimidade na assembleia de segunda-feira, estamos reforçando um pedido feito nas pautas de 2009 e de 2010, e insistentemente batido pelo Sindicato junto ao governo municipal: a aquisição e distribuição de equipamentos de segurança”, afirmou o presidente do SSPMU.

Segundo Luís Carlos, em contatos com o sindicato, o secretário de Administração, Rômulo Figueiredo, assegurou que os equipamentos foram comprados e que a distribuição deve acontecer breve. “Ainda assim, insistimos na pauta de 2011, inclusive para que a prefeitura volte a instalar a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que está desativada”, reforça o sindicalista.

Ação. O secretário municipal de Infraestrutura, José Eduardo Rodrigues da Cunha, o Zé da Égua, determinou a abertura de um processo administrativo para apurar o acidente, informa o diretor de Comunicação da PMU, Márcio Gennari.

Segundo ele, os primeiros levantamentos apontam que o trabalhador tinha disponível – e usava – o equipamento de segurança necessário ao exercício da função, sendo ele constituído de perneira, óculos e luvas, mas que já havia sido retirado quando o Corpo de Bombeiros chegou para atender à ocorrência.

Gennari reforça que a licitação para a aquisição dos chamados EPIs (Equipamento de Proteção Individual) já foi concluída e agora a PMU aguarda para finalizar a compra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por