O presidente, Luís Carlos dos Santos, e o vice, Phablo Lemes, ressaltam a importância da participação da categoria na assembleia. (Foto/Divulgação)
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) realiza na sexta-feira (30) Assembleia Geral para discutir e deliberar sobre a pauta de negociação salarial e funcional que será apresentada ao governo municipal. A assembleia terá primeira chamada às 18h30 e segunda chamada às 19h, com participação aberta a servidores filiados e não filiados, conforme edital de convocação da entidade.
Durante entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM, o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, disse que a defasagem salarial dos últimos anos chega a 9,5%. No entanto, ele revela que estudos da entidade apontam para a possibilidade orçamentária da PMU de aplicar até 12% de reajuste, concedendo 2,5% de aumento real para os servidores. Para o Tíquete-Alimentação, hoje em R$1.040,00, deve ser levada à assembleia a proposta de aumento de 15%, ampliando o valor para cerca de R$1,2 mil.
Luís Carlos diz que a pauta foi construída com base em critérios técnicos e financeiros, considerando as perdas acumuladas pelos servidores municipais nos últimos anos.
De acordo com o sindicato, a categoria não recebeu recomposição inflacionária em 2025, o que impactou o poder de compra dos trabalhadores e reforça a reivindicação por reajuste salarial com ganho real e revisão do tíquete-alimentação.
O vice-presidente do SSPMU, Phablo Lemes, destacou que a proposta prioriza demandas que afetam diretamente o cotidiano dos servidores, como valorização profissional e avanços na carreira.
Após a deliberação em assembleia, o SSPMU irá protocolar oficialmente a pauta junto ao governo municipal, dando início às rodadas de negociação.