
Vereador Luiz da Farmácia se reuniu com o secretário de Desenvolvimento do Agronegócio de Uberaba, Luís Renato Tiveron. (Foto/Divulgação)
Vereador Luiz da Farmácia (PL) e o secretário Luís Renato Tiveron se reuniram na quinta-feira (29). O legislador anunciou a destinação de R$100 mil em emenda parlamentar que será crucial para garantir a manutenção do programa Mais Genética, que tem levado melhoramento genético gratuitamente para pequenos e médios produtores.
“Nós buscamos esse programa juntos em Brasília e, devido ao empenho dos servidores da Secretaria do Agronegócio, já temos animais inseminados, que futuramente vão dar bezerros com a genética melhorada e com alta produtividade quando chegarem à vida adulta. Só tenho que agradecer a parceria e o esforço de todos que têm feito essa iniciativa ter resultado para apresentar em tão pouco tempo”, posicionou o vereador.
Luís Tiveron afirmou que os recursos serão utilizados para compra de hormônios de indução, sêmens e outros insumos necessários. “Uberaba já era a capital mundial do zebu, com méritos, capital mundial do melhoramento genético e, futuramente, vamos ser a capital mundial do melhoramento genético do pequeno e do médio criador. Isso, consequentemente, vai nos fortalecer ainda mais no agro e vamos ser a capital mundial do agro também”, destacou o secretário.
O modelo do Mais Genética realizou as primeiras inseminações neste mês e as doses de sêmens utilizadas nesse início das atividades foram doadas pelas associações parceiras, Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Alta Genetics e parceria do Sindicato Rural de Uberaba e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater).