POLÍTICA

Suplente é diplomado vereador e Câmara de Uberaba adia decisão

A Câmara foi pega de surpresa com a diplomação de vereador concedida pela Justiça Eleitoral a José Antônio Fernandes Cardoso (PSB) e adiou para dia 7, o anúncio do substituto

Renata Gomide
Publicado em 05/02/2011 às 23:12Atualizado em 20/12/2022 às 01:50
Compartilhar

A Câmara de Uberaba foi pega de surpresa com a diplomação de vereador concedida pela Justiça Eleitoral a José Antônio Fernandes Cardoso (PSB) e adiou para segunda-feira, 7, o anúncio do substituto do também pessebista e agora deputado estadual Antônio dos Reis Gonçalves, o Lerin. Horas antes da coletiva de imprensa marcada para ontem pelo presidente do Legislativo, Luiz Humberto Dutra (PDT), o advogado de Cardoso, Paulo Salge, entrou com pedido de posse para o cliente, com base no documento assinado pelo juiz Lènin Ignachitti.

O Departamento Jurídico da Câmara deverá passar o final de semana analisando a situação e na segunda, às 12h30, em nova coletiva, Dutra anunciará o nome do vereador que ficará com a cadeira de Lerin. Segundo o Regimento Interno da Casa, a posse não pode ser adiada, isto é, tem que acontecer na primeira reunião subsequente à vacância do cargo – neste caso, na mesma que abre o ano legislativo. O diretor de Comunicação, Denis Silva diz que o presidente está tranquilo e quer estar fundamentado para empossar o novo legislador.

Questionado se a Câmara ia dar posse a Francisco de Assis Barbosa, o Chiquinho da Zoonoses (PR), por isso o adiamento, Silva diz que não, que o fato novo (o diploma de Cardoso, com data de 31 de janeiro) levou o Legislativo a proceder desta forma, porque entende que é preciso tomar a decisão mais acertada no caso. Ele admite, contudo, que a Casa foi surpreendida com a existência deste documento. O pessebista informa que sua defesa, ao ingressar na Justiça, se baseou na súmula de dezembro do Supremo Tribunal Federal de que as vagas são dos partidos e não das coligações.

Até então, a cadeira de Lerin era dada como certa para Francisco de Assis Barbosa, o Chiquinho da Zoonoses (PR), primeiro suplente da coligação. Ainda ontem o presidente do partido, Antônio Sebastião de Oliveira, o Toninho, reafirmou ao Jornal da Manhã que se a Câmara der posse a Cardoso vai recorrer na Justiça. O republicano diz que vai acompanhar o anúncio na segunda-feira.

Expectativa. Cardoso entende que seu diploma o habilita a assumir como vereador de Uberaba e crê que será empossado. “Estou seguro do bom senso”, disse ele, em recado claro ao presidente do Legislativo, o qual acredita que irá recebê-lo bem “porque ele traz equilíbrio para a Câmara e não vai querer criar uma situação constrangedora”. Para ele também, o Legislativo é formado por pessoas de bem que saberão conhecê-lo e ao seu trabalho, cujo foco será o social, especialmente voltado a crianças vítimas de violência sexual, e idosos.

Casado, pai de dois filhos, natural de Nova Ponte, Cardoso é evangélico, e atribuiu a Deus seu ingresso na política. A eleição de 2008 foi a única que disputou e na qual obteve 341 votos. Ele diz não se preocupar com o fato de ter pouca representatividade, que será medida por seu trabalho na Câmara. Mas o pessebista teve as contas de campanha desaprovadas pela Justiça Eleitoral, porém, diz que sua defesa já está cuidando disso e que não será empecilho para a posse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por