POLÍTICA

Talibinha tem sua candidatura garantida em Campo Florido

Por cinco a votos a um, o TRE de Minas Gerais deferiu, ontem, o registro de Otaliba Júnior de Melo, candidato a prefeito de Campo Florido

Publicado em 03/12/2010 às 23:51Atualizado em 20/12/2022 às 02:53
Compartilhar

Por cinco a votos a um, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais deferiu, ontem, o registro de Otaliba Júnior de Melo, candidato a prefeito de Campo Florido pela coligação “Coragem para construir” (PSDB/PMDB). O tucano teve seu registro indeferido pelo juiz da 326ª Zona Eleitoral de Uberaba pois, eleito prefeito em 2004, tinha sido cassado pelo TRE-MG em 2007 por abuso de poder econômico na campanha eleitoral. Com isso, o juiz considerou que ele estaria inelegível, em virtude das alterações promovidas na Lei das Inelegibilidades (Complementar 64/90) pela Lei da “Ficha Limpa” (135/2010).

Contudo, o relator do processo, juiz Benjamin Rabello, ao dar provimento ao recurso contra a sentença do juiz de Uberaba, baseou-se na impossibilidade de dilação do período de inelegibilidade para oito anos, conforme o artigo 1º, inciso I, alínea "d", da LC 64/90.

Ainda ontem “Talibinha” comemorava, dizendo que foi feita justiça no seu caso. “Estou muito feliz, estamos em festa e vamos comemorar com uma passeata pelas ruas da cidade, para contar aos meus eleitores que sou candidato.” Ele avalia que essa vitória vai dar mais força à sua campanha rumo à Prefeitura de Campo Florido nas eleições extemporâneas deste domingo, 5 de dezembro. Para o sábado, véspera do pleito, a coligação preparou um comício que terá a presença dos deputados do PSDB Narcio Rodrigues (federal) e Zé Maia (estadual) – ambos reeleitos – e também do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.

A chapa de Otaliba tem como candidato a vice-prefeito Carlos Alexandre Cunha Moreira (PSDB). A Prefeitura também é disputada pela Coligação "Paz e Desenvolvimento para Campo Florido" (PP/PR/PDT/PT do B/PV/PT), com os candidatos Ademir Ferreira de Mello (PP) para prefeito e Rufino Francisco Vieira Neto (PT) para vice.

As novas eleições no município são decorrentes da confirmação da cassação pelo TRE-MG, em junho deste ano, do então prefeito e do vice-prefeito, José Catanant Neto (PT) e Sivaldo dos Reis Caetano de Freitas, respectivamente, por captação ilícita de votos (artigo 41-A da Lei das Eleições).

O Tribunal confirmou, ainda, a aplicação de multa aos cassados, a decretação de inelegibilidade e a posse, na Prefeitura, do presidente da Câmara Municipal até o novo pleito (a posse ocorreu em julho deste ano). Estão aptos a votar nas eleições extemporâneas de Campo Florido 4.016 eleitores, distribuídos por 20 seções.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por