Menos de um ano depois de ter sido designado para comandar o 4º Batalhão de Polícia Militar – onde chegou em fevereiro de 2010 –, o tenente-coronel João Lunardi já está de despedida
Menos de um ano depois de ter sido designado para comandar o 4º Batalhão de Polícia Militar de Uberaba – onde chegou em fevereiro de 2010 –, o tenente-coronel João Lunardi já está de despedida da cidade. No fim da tarde de ontem ele foi informado de que será transferido para Governador Valadares, município do Vale do Rio Doce, com 263.594 habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE. Com ele segue sua mulher, recém-promovida à patente de tenente-coronel, Lilia de Oliveira Lunardi.
Ela era cotada para assumir o comando do Estado-Maior da 5ª Região Militar (RPM). O casal, com férias marcadas para o Rio de Janeiro a partir de hoje, foi surpreendido com a transferência, conforme apurou o Jornal da Manhã. Logo que foi informado da mudança no comando, Lunardi reuniu-se com o oficialato para noticiar sua transferência, que, segundo consta, o deixou arrasado. O militar vinha se destacando na posição de comandante por seu perfil operacional.
Também de acordo com o que o JM apurou, o motivo da transferência é político, já que Lunardi apoiou o candidato do PMDB ao Governo de Minas, senador Hélio Costa – mesmo nome defendido pelo prefeito Anderson Adauto, com quem mantém boas relações institucionais –, que saiu derrotado das urnas por Antonio Augusto Anastasia (PSDB), reeleito para o cargo.
Para o posto de comandante do 4º Batalhão assume o tenente-coronel Ney Sávio, que foi promovido no fim do ano à patente e, por força desta mudança, teria que deixar o subcomando da unidade – o oficial é irmão de Roberto Benigno, que foi o titular do cargo nos anos 90. No seu lugar deverá ser indicado o major Jorge Januário da Silva Júnior.
Lunardi e Lilia ficam fora, em viagem de férias, por dez dias, depois retornam a Uberaba para fazer a mudança e seguem para Governador Valadares, onde tratarão, de primeira mão, de matricular os dois filhos. O JM tentou contato com os oficiais, mas os telefones não atenderam.
Vale lembrar que a 5ª RPM também terá novo comand com a entrada do coronel Flávio Aquino para a reserva, assume em seu lugar o recém-promovido a tenente-coronel Laércio dos Reis Gomes.