Atualmente a Prefeitura de Uberaba realiza obras em dois ecopontos (Foto: Arquivo JM)
Todos os ecopontos de Uberaba deverão ser reformados até o primeiro semestre do próximo ano. O secretário de Serviços Urbanos e Obras, Antônio de Sousa Filho, destacou que a primeira etapa será finalizada com os ecopontos localizados nos bairros Estados Unidos e Volta Grande.
Outros quatro ecopontos também passarão por reforma, logo que concluídas as obras dos dois primeiros e, até meados de 2024, outros cinco também serão reformados. De acordo com Sousa Filho, Uberaba será referência no Brasil sobre recolhimento, separação e tratamento de materiais sólidos.
Os outros quatro ecopontos também estão programados para receber as melhorias, que são os do Pacaembu/Morumbi, Amoroso Costa, Grande Horizonte e São José.
“Os locais serão adequados não apenas para o descarte dos materiais sólidos, como também nas condições sanitárias para quem trabalha nesses ecopontos. Uberaba ficará na vanguarda de recolhimento de resíduos sólidos”, frisou o secretário Antônio de Sousa Filho.
Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), as reformas do ecoponto do bairro Volta Grande alcançaram mais de 90% do serviço concluídos. Até o momento, foram executados: fechamento com mourões em "V"; novas baias; reforma da edícula com pintura, metais, sanitários e caixa d’água; passeio do entorno; telhado e concretagem do piso interno.
No ecoponto do bairro Estados Unidos mais de 30% do serviço estão prontos. Finalizados o fechamento com mourões em "V" e telhado novo na edícula.
Os serviços a serem feitos nos ecopontos, conforme contrato, incluem a reforma das edículas, instalação de rede elétrica, hidráulica, fechamento do espaço com remoção de tela de alambrado e construção de muro, cobertura, pintura, reforma das baias, execução do passeio e a pavimentação da área do ecoponto.
Os trabalhos estão sendo realizados pela Construtora Soberana, de Manaus (AM). O investimento total previsto é de R$1.110.904. Pelo contrato, a previsão inicial é que o serviço seja concluído em cinco meses. O prazo se encerra no fim do ano.
Os ecopontos continuam funcionando normalmente, mesmo com a reforma, das 7h às 18h, todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados.