Aspirantes à Assembleia Legislativa e Câmara Federal analisaram ontem o resultado da pesquisa eleitoral do Instituto ContraPonto publicada com exclusividade pelo Jornal da Manhã. O “desenho” do cenário político apresentou crescimento e retração nas candidaturas.
A petista Marilda Ribeiro que subiu 4,5% , saltando da 5ª para a 3ª posição no ranking político credita a elevação, a divulgação da candidatura a partir da aprovação de seu registro pelo TRE. A candidata também referencia a expansão à crença da população em torno dos seus compromissos de campanha.
Sem citação na sondagem publicada em 13 de junho, o vereador Jorge Ferreira (PMN) diz que os 3% das intenções representam vontade de renovação da comunidade. Reafirmando o desenvolvimento de campanha singela, focada apenas em Uberaba, disse continuar apostando na sola do sapato para ganhar o eleitor, sem planos mirabolantes para as próximas semanas.
Em contrapartida, o resultado da estimulação feita pelo Instituto ContraPonto mostrou queda de 9,5% do republicano Aelton Freitas. Na sondagem anterior detinha 14% das intenções, aparecendo nesta com apenas 4,5%. O deputado preferiu não comentar o resultado alegando desconhecer os parâmetros utilizados, afirmando deter perfil diferente encomendado a empresa de BH, mantendo os 14% da estimulação anterior.
O ex-presidente do Codau, José Luiz Alves (PSL) não foi encontrado pela reportagem para comentar o assunto. O vereador Tony Carlos (PMDB) está em 2º lugar na amostra, perdendo para 19,5% de indecisos e o tucano Fahim Sawan, líder da pesquisa.
O peemedebista disse estar satisfeito com o resultado evidenciando ter subido 16% para 18,5%. Ele disse pretender chegar a 30% devido ao alto coeficiente demandado pela legenda. A campanha, de acordo com o aspirante à Assembleia, não recebeu nenhum financiamento ou doação, sendo bancada com recursos próprios.
Antônio Lerin (PSB) também cresceu na preferência do eleitorado em relação à sondagem feita em junho, quando detinha 11%, estando agora com 15%. A elevação deve-se, em seu entender, a dobradinha estabelecida com o deputado Marcos Montes majoritário em Uberaba, de acordo com pesquisa. Reforço para atingir 30% em setembro será feito junto a 100 municípios cujo trabalho começou em 2009.
Classificados na lanterna pertencem ao Partido Verde. Pastor Terso Júnior justificou desconhecer resultado de pesquisa anterior, preferindo não tecer comentários, embora tenha mantido percentual de 0,5%.
O estudante Fabrício Araújo que não registrou nenhuma intenção de voto surgiu com 0,8% passando à frente do concorrente na legenda. Segundo ele, a campanha ainda não “decolou” em razão das férias de julho, que impediram contato com os universitários. Também alegando dificuldades de obtenção de financiamento, disse pretender iniciar viagens pela região na primeira quinzena de setembro.