POLÍTICA

Transporte escolar rural volta a ser alvo de denúncia de pai de estudante

Da Redação
Publicado em 23/09/2022 às 20:46Atualizado em 17/12/2022 às 19:46
Compartilhar

Situação precária das vans do transporte escolar rural foi denunciada por pai de aluno de escola em Peirópolis. Foto/Leitor JM

O transporte escolar rural do município de Uberaba foi alvo de novas denúncias nesta semana. Segundo o pai de um aluno da Escola Municipal Frederico Peiró, em Peirópolis, a condição das vans não é própria para o transporte por estarem deterioradas, além da organização precária que teria esquecido alunos na escola e entregado os alunos aos responsáveis às 20h. O pai ainda denuncia que as vans estão carregando mais alunos do que os veículos suportam.

O homem, que preferiu permanecer em anonimato, afirma que a situação está “bagunçada” e que a direção não age para controlar os problemas. “Alguém precisa perguntar por que as vans não rodam direito. Aluno fica para trás, as vans caindo aos pedaços, é uma bagunça desgraçada, viu? Os meninos estão chegando 19h, 20h, esse trem está meio atrapalhado. Meu menino mesmo chega 17h, hoje chegou 18h”, afirma.

O denunciante ainda afirma que a empresa não está mantendo as vans em boas condições de circulação. “A empresa das vans não está mantendo. A direção da escola também não faz muita questão de correr atrás disso. É perigoso acontecer um acidente feio porque as vans não têm condições de rodar. É van cheia, passando do limite de meninos", explica.

A reportagem do Jornal da Manhã questionou a Secretaria Municipal de Educação sobre a situação e a pasta informou que o transporte escolar rural para atender o bairro rural de Peirópolis conta com três vans, contudo, um dos motoristas deixou a linha no início da semana. “A empresa responsável pelo transporte já contratou um substituto, que fez o reconhecimento da rota e, desde a tarde desta quinta está rodando. Ou seja, os três veículos estão novamente servindo a unidade. Mas, para evitar que os alunos perdessem aulas, nesse período, as vans fizeram mais de uma viagem, o que ocasionou alguns atrasos tanto na chegada à escola, quanto na volta para casa”, informa a nota.

Ainda de acordo com a secretaria, não há relatos de que os veículos que atendem à unidade estejam “caindo aos pedaços” e a equipe do Departamento de Transportes está fazendo fiscalizações constantemente do serviço. “Na semana passada, em ação surpresa, constatou-se que os veículos que estavam rodando aquele dia e horário estavam em perfeitas condições de segurança, com pneus em bom estado, parte elétrica e mecânica funcionando, bem como os cintos de segurança. Aos motoristas foram reforçadas as orientações quanto à limpeza dos veículos, que também deve estar em dia”, finalizou o texto.

As condições do transporte escolar rural foram alvo de reclamações por mais de uma vez neste ano. A primeira reclamação, em maio, foi feita pelo o presidente da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), Ismar Marão, na comunidade de Santa Rosa. Desde então, a empresa já foi notificada seis vezes pela Prefeitura.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por