Candidatos, comitês financeiros e diretórios estaduais que não prestaram contas de campanha das eleições 2010 estão sendo notificados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ontem, o setor administrativo terminou o encaminhamento das 637 notificações e deste total, cinco chegarão a Uberaba.
O prazo para apresentar as contas expirou em 2 de novembro. Os candidatos Gleibe Terra (PSB), Fabrício Araújo (PV), João Batista Rodrigues (PPS), Orestes de Oliveira Júnior e Rodrigo Martins, ambos do PRB, constam na lista de pendentes do Tribunal.
Após o recebimento da notificação, os candidatos têm 72h para entregar a documentação ou, em contrário, terão as contas julgadas como não-informadas, ficando impedidos de obter a quitação eleitoral.
Boa parte das notificações foi enviada por fax e uma pequena parcela pelo correio. Entre partidos e comitês no Estado, 20 não prestaram contas, de acordo com divulgação do TRE.
No ranking político, tinham obrigação de apresentar contas ao Tribunal 27 diretórios estaduais, 33 comitês financeiros e 1.795 candidatos. O conteúdo das prestações está sendo conferido pela área de Análise de Contas Eleitorais do TRE, que, após parecer do Ministério Público, será ainda analisado pelos magistrados da Corte Eleitoral.
Os juízes poderão decidir pela aprovação integral, aprovação com ressalvas, rejeição e declaração de contas não prestadas. A prioridade na análise das contas é para os candidatos eleitos, porque a decisão sobre eles será publicada até o dia 9 de dezembro, oito dias antes da diplomação, marcada para o dia 17 de dezembro.