Deputado Marcos Montes já tem registro para buscar reeleição. Candidatura foi liberada ontem pela Justiça Eleitoral. Engenheiro Orestes de Oliveira também teve registro deferido
Deputado federal Marcos Montes (DEM) já tem registro para buscar reeleição. Candidatura foi liberada ontem pela Justiça Eleitoral. Quem também teve registro deferido foi o engenheiro Orestes de Oliveira Júnior (PRB), que concorre a vaga na Assembleia Legislativa de Minas. Por outro lado, Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG) barrou a participação de Gleibe Terra (PSB) na disputa à Câmara Federal.
Percorrendo a região em busca de votos ontem, MM posicionou que a campanha está em ritmo acelerado. O parlamentar terá Hugo Bichuetti (DEM) na coordenação geral dos trabalhos. De acordo com ele, a estratégia eleitoral é criativa, englobando desde corpo-a-corpo com eleitores a publicidade na internet e outras ferramentas que serão divulgadas em breve.
Montes declara que terá dois comitês na cidade. Um será instalado na rua Vigário Silva, para atendimento à população e reuniões partidárias. O quartel-general, na esquina da avenida Leopoldino de Oliveira com a rua São Sebastião, será inaugurado hoje. O democrata fará caminhada no centro da cidade, em companhia do vereador Lerin (PSB), para o lançamento do espaço. Os dois já anunciaram dobradinha na cidade. Conforme o parlamentar, a campanha deverá mobilizar entre 100 e 120 pessoas inicialmente.
Apesar da liberação, MM quase foi enquadrado na lei Ficha Limpa. Despacho mostra que o Ministério Público Eleitoral pediu esclarecimentos quanto à existência de vários processos cíveis e uma ação criminal em que o deputado consta como réu. Como nenhum processo teve julgamento final, o juiz decidiu que não havia situação de inelegibilidade e deferiu o registro.
Por outro lado, Gleibe Terra (PSB) não conseguiu provar ao TRE/MG que está apto para disputar as eleições. A Justiça Eleitoral observou a existência de ação contra Gleibe no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Entretanto, o candidato não apresentou certidões e documentos para informar o estado atual do processo. A reportagem entrou em contato com o presidente do PSB, Clóvis Borges, mas ele não tinha informação se haverá recurso contra o indeferimento do registro.
Dos representantes de Uberaba, 13 já estão autorizados para colocar campanha na rua. O Tribunal ainda não decidiu sobre o pedido de impugnação de Aelton Freitas (PR). Entre os postulantes à Assembleia, resta ainda o julgamento dos registros de Adelmo Carneiro Leão (PT), Rodrigo Martins (PRB) e João Batista Rodrigues (PPS).