Idealizada pelo senador Hélio Costa (PMDB) para ampliar a divulgação de projetos e ações das Câmaras Municipais de todo o país, a TV Cidadania pode chegar a Uberaba em 2011. Perspectiva é dos vereadores Carlos Godoy (PTB) e Samuel Pereira (PR), que passaram os últimos dois dias em Brasília conduzindo as negociações.
Os dois foram recebidos no Ministério das Comunicações pelos técnicos José Vicente dos Santos e Carlos Alberto Freire. Os parlamentares foram informados de que a portaria publicada pela pasta ainda não foi regulamentada, mas deve ocorrer até o fim deste ano. A visita dos vereadores, no entanto, abriu caminho para que Uberaba saia na frente quando começar o processo de outorga.
Carlos Godoy e Samuel Pereira disseram compreender que a iniciativa é bem mais ampla que a percepção inicial. A TV utilizará tecnologia digital com capacidade para concentrar dentro do mesmo canal quatro programações simultâneas, proporcionando ampla escolha pelo telespectador. Para produzir o vasto conteúdo, os vereadores afirmam ser necessário o engajamento do Legislativo com os outros poderes, bem como ONGs, sindicatos, associações, movimentos sociais e outros segmentos da sociedade civil organizada.
Os técnicos do governo federal asseguraram que o fim da TV analógica está previsto para 2016. O modelo de gestão do novo canal será pensado em concomitância com a regulamentação da portaria. Os vereadores retornaram no fim da tarde de ontem com a incumbência de formar um conselho e buscar profissionais da área de comunicação, visando a estruturar projeto específico. A proposta poderá referenciar outras cidades e o próprio Ministério das Comunicações.