A Secretaria de Saúde promoveu, nessa quarta-feira, reunião com médicos e enfermeiros de todas as unidades básicas e matriciais. Em pauta, os indicadores do Previne Brasil e adesão do município ao e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) PEC.
De acordo com a coordenação do Departamento de Atenção Básica, o objetivo do encontro é melhorar os serviços da atenção primária e o vínculo com a população.
Durante a reunião foram avaliados os indicadores divulgados no quadrimestre pelo Previne Brasil e traçadas estratégias para serem implementadas de maio a agosto, para melhorias nos números e na assistência e, consequentemente, nos repasses para a Saúde.
Entre as estratégias está a implantação no município do e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS), sistema do Ministério da Saúde (MS) com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional e a capacitação de todas as equipes.
“Após tratativas sobre os desafios do sistema de gestão da saúde, avaliamos junto à equipe técnica da Secretaria de Saúde e decidimos pela instalação do PEC, um sistema do Ministério da Saúde em nossa Atenção Básica, para que possamos reforçar e mostrar o trabalho que é realizado pelo Município. Já estamos convocando mais médicos, enfermeiros e técnicos para que a assistência básica também seja melhorada”, explicou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.
O Previne Brasil é um programa federal que avalia, a cada quatro meses, alguns serviços desenvolvidos pelas unidades de saúde da Atenção Básica, para fazer o repasse do incentivo financeiro aos municípios. O programa monitora sete indicadores de saúde, entre eles as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.