Uberaba segue como o único município com o serviço de coleta dos resíduos sólidos realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande (Convale). Os demais sete integrantes não conseguiram sanar pendências quanto à cobrança do serviço na conta de água e ainda não emitiram as ordens de serviço. As informações são da secretária executiva da Amvale, Vanessa Silva Faria.
Entre os sete municípios, quatro possuem pendências a serem resolvidas com a Copasa e outros três possuem a própria companhia de água, mas necessitam de adequações.
“Os municípios que têm a Copasa como empresa de água e saneamento seguem com a pendência sobre a cobrança, porque a companhia não aderiu ao sistema que fizemos com o banco e ela não quer mudar o sistema por conta de quatro municípios entre 650 que atendidos por ela. Então foi até por isso que nós acionamos o doutor Carlos Valera para nos auxiliar”, conta.
Vanessa revelou ainda que alguns municípios precisam fazer adequações no sistema hídrico. “Alguns municípios ainda têm pendências para resolver com a questão de água e esgoto, têm que ter controle de hidrômetros. Delta, por exemplo, começou a procurar para resolver o problema agora com a [prefeita] Leriane, então eles estão fazendo o levantamento para informar ao doutor Carlos Valera”, detalhou.
A cobrança foi atualizada e está do modo correto em “Conceição das Alagoas e Sacramento, que já fazem a cobrança na conta de água e em breve devem emitir suas respectivas ordens de serviço para a concessionária contratada pelo Convale. Os outros municípios ou cobram pelo IPTU ou cobram de outra forma”, detalhou Vanessa.
Questionada sobre a presença de caminhões do Consórcio S em cidades vizinhas, Vanessa explicou que os municípios podem ter feito a contratação apenas para o transporte dos resíduos sólidos.