Pela primeira vez, Uberaba celebrou ontem o Dia da Agricultura. Data foi introduzida no calendário oficial do município por iniciativa do vereador José Severino Rosa (PT), integrante da Comissão Permanente do setor na Câmara Municipal. Ele defende a ampliação das ações do Legislativo capazes de agregar valor ao desenvolvimento e sustentabilidade
Agrícola. Sugere o petista melhores condições de trabalho bem como incentivos aos pequenos produtores que em âmbito federal, têm conseguido atenção do governo Lula. Quanto à instituição data, Severino afirma ser fundamental para referenciar a importância de Uberaba no cenário agrícola nacional detendo o 5º maior PIB da área no país.
De acordo com o vereador, o governo federal quadruplicou o investimento, destinando R$116 bilhões repassando R$16 bi para a agricultura familiar. “O resultado destes recursos traduzem mais riquezas para o Brasil, geração de emprego e renda”, constatou o petista.
O município ocupa a terceira posição no ranking do Estado na produção de milho, estando entre os vinte maiores produtores de soja, liderando também a produção de cana-de-açúcar no Triângulo Mineiro. “Esses números projetam Uberaba como a oitava maior economia de Minas Gerais”, diz o secretário de Agricultura do Município, José Humberto Guimarães, em reflexão ao Dia da Agricultura.