PRETERIDA

Uberaba não entra na lista de cidades que receberão vacinas da dengue no primeiro lote

Previsão é que os imunizantes sejam entregues às cidades na quinta-feira, dia 22.

Rafaella Massa
Publicado em 21/02/2024 às 16:43Atualizado em 22/02/2024 às 08:04
Compartilhar

(Foto/Ilustrativa)

Apesar da expectativa, Uberaba não aparece na lista inicial de cidades contempladas com a vacina contra a dengue, a Qdenga. Ainda não há posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) sobre a expectativa de entrega à cidade polo do Triângulo Sul. Os imunizantes devem ser entregues ao Governo de Minas na quinta-feira (22).  

De acordo com publicação da capital mineira, o Governo de Minas não informou quantas doses devem ser enviadas aos municípios escolhidos para serem os primeiros a receber a vacina. São esses: Coronel Fabriciano; Timóteo; Pingo-d'Água; Antônio Dias; Marliéria; Santa Maria de Itabira; Jaguaraçu; Dionísio; Córrego Novo; Belo Horizonte; Ribeirão das Neves; Sabará; Santa Luzia; Nova Lima; Caeté; Rio Acima; Jaboticatubas; Raposos; Belo Vale; Moeda; Nova União; Taquaraçu de Minas. 

A pasta da Saúde detalha que as regiões selecionadas atendem aos três critérios definidos pelo Ministério da Saúde, pois possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, com mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. 

A pasta decretou situação de emergência devido ao aumento dos casos de dengue e chikungunya no Estado. O ato, publicado em 27 de janeiro, tem validade pelo período de 180 dias. O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirma que as vacinas são a esperança para um cenário mais brando contra as doenças provocadas pelo Aedes aegypti. A falta de produção em larga escala, entretanto, dificulta a proximidade dessa melhora.  

Outro desafio enfrentado pela SES-MG são as correntes antivacinas e a necessidade do poder público de combater fake news contra os imunizantes. 

Atualmente, Uberaba conta com 1.576 notificações de casos de dengue e 35 casos confirmados. As investigações apuram três óbitos possíveis em decorrência da doença. A taxa de incidência de casos prováveis é de 466,48 por 100 mil habitantes, considerada alta. 

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba em busca de posicionamento sobre a entrega das doses para Uberaba. Em nota, a SES-MG informa que receberá, nesta quinta-feira (22), 78.790 doses da vacina contra a dengue, Qdenga, conforme informações do Ministério da Saúde, para vacinação do público de 10 e 11 anos. "Tão logo sejam recebidas as doses na Central Estadual da Rede de Frio, a SES-MG fará a distribuição e logística da vacina às Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte e Coronel Fabriciano/Timóteo. O horário ainda não está confirmado", pontua a nota. No entanto, não houve posicionamento sobre uma previsão de entrega para Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por