O Mapa do Turismo Brasileiro inclui cidades que consideram o setor estratégico para o desenvolvimento e com real vocação turística ou que são impactados pela movimentação econômica gerada por viagens
Mapa do Turismo 2023 é atualizado e nova versão inclui 15 cidades do Triângulo Mineiro. Uberaba agora integra o levantamento e manteve a mesma classificação da edição anterior, sendo considerada município categoria B. Na região, apenas Uberlândia conseguiu o conceito A no mapa.
Estre os demais municípios que pertencem à região turística Rota do Triângulo, quatro foram classificados na categoria C: Araguari, Conceição das Alagoas, Iturama e Santa Vitória. Já o restante teve conceito D na avaliação do mapa: Araporã, Cachoeira Dourada, Centralina, Fronteira, Itapagipe, Limeira do Oeste, Pirajuba, Planura e São Francisco de Sales.
O Mapa do Turismo Brasileiro inclui cidades que consideram o setor estratégico para o desenvolvimento e com real vocação turística ou que são impactados pela movimentação econômica gerada por viagens.
No levantamento, os municípios são classificados em cinco categorias: A, B, C, D e E. Os municípios “A” são aqueles que possuem o turismo mais consolidado, com um fluxo significativo e maior quantidade de equipamentos turísticos de hospedagem, enquanto os municípios “E” estão em estágio embrionário de desenvolvimento.
A classificação leva em conta itens diretamente relacionados à economia do turismo, como: quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos que geram; estimativas de visitantes domésticos e internacionais realizadas pelo MTur, e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem informada pela Receita Federal.
Em Minas Gerais, entre 590 municípios cadastrados no Mapa do Turismo 2023, apenas três cidades foram classificadas na categoria A: Uberlândia, Belo Horizonte e Poços de Caldas.
Na categoria B, o Mapa mostra 28 municípios mineiros, incluindo Juiz de Fora e Montes Claros. Já outras 69 cidades tiveram conceito C; 365 foram classificadas como categoria D, e 125, enquadradas no grupo E.
A maior concentração dos destinos mineiros nas categorias “D” e “E” demonstra que o turismo no Estado ainda ocupa uma tímida posição para grande parte das cidades que integram o mapa. Com os dados, o gestor público pode avaliar o desempenho do turismo no município, orientando ações para o desenvolvimento do setor.
Araxá e Sacramento também foram inseridos no Mapa do Turismo 2023, mas integram uma região turística diferente de Uberaba. Os dois municípios fazem parte do circuito “Nascentes das Gerais e Canastra”, que engloba um total de 19 cidades mineiras.
Na rota Nascentes das Gerais e Canastra, nenhum município obteve a categoria “A” no Mapa Turismo. Araxá foi considerada com conceito B, assim como Passos.
Capitólio, Delfinópolis, Sacramento e Piumhi foram classificados na categoria C do mapa. Outros 12 municípios ficaram no grupo de conceito D, inclusive cidades de entrada para a Serra da Canastra, como São João Batista do Glória, Vargem Bonita e São Roque de Minas.