MUITA COISA

Uberaba tem 11 mortes confirmadas e 13 prováveis por dengue este ano

Marconi Lima
Publicado em 05/05/2025 às 21:39Atualizado em 05/05/2025 às 21:40
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que Uberaba ultrapassou os dois mil casos confirmados de dengue. De acordo com o levantamento, 2.131 uberabenses contraíram a doença nos quatro primeiros meses do ano e outros 14.767 casos estão sob suspeita e aguardam resultado de exame laboratorial.

No município foram confirmados 11 óbitos em decorrência de complicações causadas pela dengue. Outras 13 mortes estão sob investigação. No ano passado, Uberaba registrou nove mortes pela doença causada pelo mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria de Saúde de Uberaba iniciou na sexta-feira (2) uma ação de vacinação para todos os públicos na Unidade Matricial Tibúrcio Teixeira Santos (UMS Abadia). O atendimento será das 8h30 às 16h, com aplicação de vacinas contra gripe, Covid-19 e, também, as de rotina. Além disso, tem vacinação contra a dengue para o público elegível de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, conforme diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

No final do mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou a ampliação das rotas de circulação antes com dois e agora com cinco veículos de Ultra Baixo Volume (UBV) – o “fumacê” – e passa a atender mais de 80 bairros.

Agora, em maio, a SMS dá início a um novo ciclo de combate ao Aedes aegypti, definido conforme os índices de infestação do mosquito da dengue. 

Em relação à febre chikungunya, o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) aponta que Uberaba tem sete casos confirmados da doença e mais 73 que estão sob suspeita. Não há óbitos em decorrência da doença.

Sobre o Zika vírus, o levantamento divulgado pela SES-MG não traz registro da doença no município.

Entre as ações de combate ao Aedes aegypti, a SMS realizou a 2ª operação com uso de drone para a identificação de possíveis focos do mosquito. O equipamento faria o mapeamento aéreo detalhado de uma área de 404,50 hectares, que engloba os seguintes bairros: Jardim Maracanã, Parque das Gameleiras, Valim de Melo, Parque das Gameleiras 2, Anatê, Jardim Itália, Parque das Aroeiras, Rio de Janeiro e Isabel do Nascimento.

As informações coletadas serão compiladas em um relatório que identificará pontos críticos, como caixas d’água abertas ou criadouros expostos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por