Com prazo encerrado nesta segunda-feira (16) para o julgamento em primeira instância dos pedidos de registro de candidatura, a Justiça Eleitoral conclui a análise de 100% dos processos em Uberaba. O município teve 385 nomes deferidos para a disputa do pleito este ano, 14 renúncias e 18 indeferimentos.
Até a manhã de segunda-feira (16), restava apenas um processo de Uberaba para ser analisado em primeira instância. Tratava-se de registro de Juciara Moura para candidatura a vereadora pelo MDB. O pedido foi apresentado posteriormente para substituir uma pessoa que renunciou e completar a chapa proporcional do partido. A sentença pelo deferimento foi proferida no período da tarde.
Dos 18 indeferimentos, seis contestaram a decisão de primeira instância e agora aguardam julgamento de recurso na esfera superior. Além do prefeitável Anderson Adauto (PV), a lista inclui cinco candidatos a vereador: Mateus Morais (Avante), Leonaldo José da Silva (MDB), Ademir José de Andrade (PSDB), Joel Ferreira (PSDB) e Fernando Talala (PT).
Em Minas Gerais, até o início da noite de segunda, o sistema da Justiça Eleitoral já contabilizava mais de 70 mil registros de candidatura deferidos em primeira instância.
O número de candidatos barrados ultrapassava o total de 1.500 processos, porém mais da metade havia ingressado com recurso para contestar a decisão e agora aguardava julgamento em esfera superior.
Em todo o Estado, 965 pessoas renunciaram e estarão fora da disputa este ano. Houve também 17 candidatos que morreram durante a campanha e oito casos de postulantes que tiveram os registros cancelados pelos partidos.